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PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos serão submetidos na sua área de participante até a data:

23 de outubro de 2023
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO) e Relato de Experiência (RE)

CONHEÇA NOSSoS simpósios temáticos

Os simpósios temáticos foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

O presente ST objetiva aglutinar trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, que abordem o território, a territorialidade, modos de vida, saberes e fazeres dos povos originários e comunidades quilombolas. Assim como, daquelas comunidades tradicionais como: ciganos, matrizes africanas, quebradeiras de coco, ribeirinhos entre outros. Povos que trazem em suas trajetórias importantes contribuições na afirmação das identidades, bem viver e valores civilizatórios para a sociedade brasileira e internacional. Interessa-nos como os sistemas de ensino em suas múltiplas possibilidades teóricas, práticas e metodológicas têm conseguido afirmar estes grupos sociais como produtores de conhecimentos com foco em suas dimensões históricas, memórias e relações territoriais.
 
Coordenadores:
Ana Eugênia
João do Cumbe
Este Simpósio Temático se destina a acolher trabalhos que discutam a relação entre território e comunidades indígenas que partam de diversas áreas de conhecimento, como educação, cultura, meio ambiente, tecnologia, linguística, literatura, ciências da saúde, ciências humanas e ciências sociais aplicadas, uma vez que a questão do território permeia todas as outras questões ligadas aos povos indígenas, dada a relação ímpar que os povos indígenas possuem com seus territórios e a natureza que os cobre. É no território que a cultura permanece e se atualiza, assim como os saberes e a educação. Desconsiderar o papel da presença indígena neste território impede que compreendamos a história deste país em sua totalidade, já que, deste modo, perdemos de vista todas as demais possibilidades de compreensão do mundo de cada povo originário, uma vez que o conhecimento a que nós, não-indígenas, temos acesso é limitada porque advém de uma única fonte/perspectiva: a eurocêntrica.
 
Coordenadores:
Antônio Cavalcante
Climério Anacé
Este Simpósio Temático tem como objetivo fomentar a reflexão e o debate em torno das relações entre gêneros, sexualidades, classe e raça. Nesse sentido, propostas que mobilizam questões teóricas, metodológicas, analíticas e empíricas (aqui, especificamente, relacionadas à produção artístico-cultural), estudos relacionados às minorias sociais, que se filiam à proposta central desta sessão, como, por exemplo, feminismos negros, mulherismos, gêneros e sexualidades dissidentes, processos de subjetivação e racialização, intersecções de gêneros, sexualidades, classe e raça na educação, construção de consciência étnico-racial etc.
 
Coordenadores:
Rafaella Florêncio
Tatiane Barros
Propõe-se, assim, reunir trabalhos que discutam a questão racial na educação básica, sob a lente analítica das políticas públicas educacionais, de modo a apreender seus contornos, padrões, limites e tendências. Para tanto, privilegiar-se-ão trabalhos que assumam o debate racial na perspectiva da atuação dos Estados, Municípios e União na oferta, na regulação dos sistemas de ensino, qualificação e financiamento da educação básica, da creche ao ensino médio. De igual modo, serão bem-vindos esforços analíticos que intentam apreender os processos de interação entre atores estatais e da sociedade civil em diferentes arenas na formulação, implementação, indução e avaliação das políticas educacionais de (e na) na interface com o atributo racial.
 
Coordenadores:
Iziane Nobre
Daniela Fernandes
O presente ST tem como objetivo reunir pesquisas que discutam o combate ao racismo por meio de políticas curriculares, práticas pedagógicas e formação docente, em razão da importância e urgência desse debate para as áreas das ciências sociais e humanas. Diante disso, é imprescindível a discussão e reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial dentro e fora da escola. Assim, é necessário debater sobre como as políticas públicas têm abordado essa temática, como as práticas pedagógicas podem ser desenvolvidas para contribuir com a formação de sujeitos críticos e conscientes, e ser fortalecida para atender essa demanda.
 
Coordenadores:
Rafael Carneiro
Virgínia Rocha
Este Simpósio Temático tem como finalidade discutir e aglutinar as contribuições dos pesquisadores negrxs brasileiros atuantes na Educação Básica e Técnica, Educação Escolar Quilombola e Ensino Superior nas diferentes áreas das ciências e, em especial, nas ciências naturais e tecnológicas. Visamos aproximar estxs protagonistas negrxs como estratégia de afirmarmos nossas participações no avanço e desenvolvimento tecnológico deste país e da ciência e na construção de uma educação antirracista.
 
Coordenadores:
Ileane Barros
Renivaldo Sodré
Este Simpósio Temático visa receber trabalhos de docentes e discentes do ensino superior, docentes da educação básica, resultantes de pesquisas, propostas e práticas pedagógicas que fazem o enfrentamento ao racismo, desigualdades raciais e estereótipos sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.
 
Coordenadores:
Luciano Neves
Liliana Matos
Este Simpósio Temático objetiva acolher trabalhos centrados em estudos e pesquisas, considerando os diferentes aspectos dessas políticas: implementação, avaliação dos arranjos e processos institucionais, constituição de bancas de heteroidentificação étnico-racial, repercussões quanto aos perfis de acesso, permanência e êxitos acadêmicos, denúncias, fraudes, judicializações.
 
Coordenadores:
Arilson dos Santos
Josias Valentim

XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) & Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

Sankofa e a (re)construção do Brasil: o fortalecimento do papel das mulheres negras nas políticas públicas